Como a Reforma da Previdência pode afetar os enfermeiros?

Veja como os enfermeiros podem ser afetados com a Reforma da Previdência

A aposentadoria Especial dos enfermeiros pode estar com os ‘dias contados’. Já que, a Reforma da Previdência Social do Governo de Jair Bolsonaro, em conjunto com o projeto do Governo Temer, prevê que os profissionais da saúde percam o direito de se aposentar com 25 anos de profissão.

O atual presidente da República, Jair Bolsonaro, e o seu Ministro da Economia, Paulo Guedes, já anunciaram em diversas entrevistas que a Reforma da Previdência é prioridade para o Governo.

Paulo Guedes afirma que deseja aproveitar alguns pontos da Reforma elaborada no Governo Temer, e buscar meios de apertar ainda mais o investimento Público com a Previdência Social. Ou seja, a tendência é que a Reforma seja ainda ainda mais ‘severa’ do que o projeto apresentado até aqui.

Mas, dentro do que já se sabe, se a Reforma da Previdência fosse aprovada hoje, da forma em que está. Como ficaria a aposentadoria para os enfermeiros?

Aposentadoria Especial

Os enfermeiros tem direito à aposentadoria especial, pois estes profissionais ficam expostos a diversos riscos à saúde. O dia-a-dia da enfermagem envolve o contacto direto com vírus, fungos bactérias e outros agentes nocivos. Por isso, os enfermeiros  tem direito a se aposentar com 25 anos de profissão, desde que, tenham passado esse período atuando na enfermagem.

Agora, se a Reforma da Previdência Social for aprovada como está, essa regra vai mudar. Assim os enfermeiros vão demorar ainda mais para se aposentar. E ao mesmo tempo o benefício também vai diminuir, o que pode acarretar em queda na renda após a aposentadoria.

Enfermeiros podem perder o direito de se aposentar com 25 anos de profissão?

Hoje os enfermeiros podem se aposentar com 25 anos de contribuição, o que geralmente acontece quando o profissional completa 50 anos de idade. Com a Reforma, as enfermeiras que tiverem menos de 53 anos, e os enfermeiros que tiverem menos de 55, vão poder se aposentar somente a partir de 65 anos de idade, se homem. E a partir dos 63, se mulher. Sendo que, não vai mais haver a aposentadoria por tempo de contribuição para a categoria.

Clique nesse banner para entender como funciona a aposentadoria Especial do Enfermeiro

 

Valor do benefício tende a ficar menor

Isso é, os enfermeiros vão ser atingidos pela Reforma da Previdência em sua Integralidade. Já que  a insalubridade pode deixar de ser um fator determinante para garantir a aposentadoria especial. Sendo assim, os enfermeiros podem passar a se aposentar, após a Reforma, com o mesmo tempo de trabalho que os demais profissionais, que não estão expostos a agentes nocivos.

Outra mudança que pode ocorrer com a Reforma da Previdência é a no valor do benefício. Ou seja, a aposentadoria do médico pode ficar menor.

Atualmente os enfermeiros podem se aposentar com o mesmo valor do salário atual. Porém após a Reforma, o valor da aposentadoria será de 60% da média contributiva, aumentando gradativamente conforme aumenta o tempo de contribuição. Este aumento terá um limite máximo de 40 anos de contribuição.

Sendo assim, os enfermeiros podem ser prejudicados financeiramente caso a Reforma da Previdência seja aprovada nesses moldes.

Se você é enfermeiro e já tem 25 anos de profissão, ou mesmo 50 anos de idade. Clique no botão abaixo para que um advogado especialista em previdência social analise o seu caso.

 

16 comentários em “Como a Reforma da Previdência pode afetar os enfermeiros?”

  1. Muito legal, as observações. Mais eu que sou funcionário público do Estado do Amazonas, Enfermeiro da secretaria de estado da Saúde, spa são Raimundo…tenho 35 anos de contribuição e tenho 58 de idade. Como fazer para me aposentar, por que a secretária alega que só com 60 anos posso adquirir o direito. E verdade*
    6

  2. Silvania Maria da Conceição

    Eu sou aux.de enfermagem.Esse ano faço 24 anos na area da saúde.Mais trabalhei em fábricas antes.Tenho 51 anos.Tenho doença crônica.Tenho liquen-plano.Como faço para me aposentar,antes de assinarem a reforma da previdencia?Sou funcionária publica do estado

  3. LUCIANO DA SILVA COSTA

    Tenho 24 anos em área insalubre, sou enfermeiro, trabalhei 19 anos no serviço público, entrei de licença sem vencimento (não estou contribuindo para este fundo de previdência) porém enquanto de licença permaneço trabalhando como enfermeiro no serviço privado contribuindo para o INSS… Em março de 2020 completo um total de 25 anos de contribuição (19 anos IPREV e 6 anos INSS) e terei 45 anos… Como fica meu caso… Vou poder pedir minha aposentadoria especial?

  4. CLAUDIA SIMOES BAPTISTA RIBEIRO

    Eu atualmente tenho 54 anos e 5 meses de idade, sou enfermeira e comecei a trabalhar em janeiro de 1990 , ou seja em janeiro de 2019 completei 29 anos de profissão, nunca trabalhei em outra profissão a não ser como enfermeira.
    Faço aqui uma duvida, que meu marido sempre debateu comigo sobre este assunto.
    Eu quero continuar a trabalhar na profissão, mais se me aposentar (já que tenho tempo suficiente )
    não vou poder exercer minha profissão devido ser ela especial, e o inss vai criar problemas etc…
    O meu marido então me diz que eu poderia “CONVERTER” o tempo de ESPECIAL” para o tempo de contribuição normal, e feita a conversão, que segundo ele no meu caso especifico, eu só precisaria de um ano e cinco meses de conversão, o que seria fácil, já que só na empresa que trabalho atualmente são 17 anos.
    Assim ele definiu, se eu me aposentar agora por tempo de contribuição, para que desta forna eu pudesse continuar a trabalhar normalmente, sem o INSS criar algum tipo de problema.
    Já que minha aposentadoria seria POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO.
    Como ele não é especialista no assunto, fico em duvida, e ele esta muito ansioso porque como diz; eu posso depois perder muito, com a nova aposentadoria projetada pelo governo.
    E me arrepender amargamente, como também ter uma perda importante financeiramente, já que aposentada, teria mais uma renda, ou seja aposentada e trabalhando normalmente.

  5. boa tarde! sou tecnico de enfermagem, tenho 23 anos de enfermagem insalubre, e tenho 6 anos de contrinuição na area de comercio, totalizando 28 anos, gostaria de saber , se com os 23 anos de enfermagem, e com insalubre, a cada 5 anos de trabalho na enfermagem eu ganho, se for assim, ja deu

  6. joao batista ferreira sobrinho

    Olá…pra nos que estamos ainda na casa dos 30 anos quer dizer então que vamos perder o direito de aposentar com 25 anos de contribuição,independente da idade?

  7. bOM DIA. sOU JORNALISTA DA ÁREA DA SAÚDE.
    GOSTARIA DE SABER SE ESSAS CONSIDERAÇÕES SÃO VÁLIDAS APÓS A PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVENO.
    COMO FICARÁ DE FORMA GERAL ESSA APOSENTADORIA PARA ENFERMAGEM?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *