Como faço para saber se a minha aposentadoria foi aprovada?

A imagem mostra uma mulher sentada em sua mesa de trabalho, lendo algo. E ilustra a publicação "Como faço para saber se a minha aposentadoria foi aprovada?", da Koetz Advocacia.

Neste texto, vamos responder uma pergunta muito comum: “como faço para saber se a minha aposentadoria foi aprovada?”. Elaboramos um passo-a-passo rápido e simples para os pedidos no INSS. Entenda.

Como saber se a aposentadoria foi aprovada online?

Se você pediu a sua aposentadoria pelo INSS, você pode seguir para o aplicativo ou site do MEU INSS. Se já tem o cadastro, basta seguir o seguinte caminho:

  1. Primeiramente você deve entrar no aplicativo ou site do MEU INSS e colocar os seus dados nas áreas indicadas;
  2. Verificar no painel de serviços a aba Agendamentos /Solicitações;
  3. Clicar em Agendamentos/Solicitações e verificar o resultado.

Assim sendo, mostramos nas imagens a seguir como fazer para saber se a aposentadoria foi aprovada:

Passo 1 – insira seu CPF, clique em avançar e digite a senha.

Print da tela do MEU INSS contendo o espaço para fazer login no ambiente de acesso. Campo em aberto para inserir o CPF.

Passo 2, dentro da sua conta, clique na opção “agendamentos/solicitações”, que na imagem abaixo marcamos em vermelho:

Print da tela do MEU INSS contendo a áreas de serviços. O quadro em vermelho sinaliza que é para clicar em Agendamentos e solicitações nessa etapa.

Terceiro passo: veja o resultado ou situação do benefício.

E no terceiro passo, conforme falamos, dependendo da solicitação que você fez, vai constar a situação da sua aposentadoria.

Nesse sentido, o resultado poderá ser habilitado, deferido ou indeferido.

Se o resultado do seu pedido consta deferido, quer dizer que a sua aposentadoria foi aprovada. Caso o resultado seja outro e você queira entender o que cada uma dessas etapas do processo quer dizer, acesse como fazer a consulta de situação do benefício do INSS aqui.

Se acaso você não tenha o cadastro, você precisa faça o seu. Não sabe como proceder? Assista o passo-a-passo no vídeo a seguir:

O texto continua após o vídeo.

Como saber se o benefício está liberado?

Para saber se o seu benefício foi liberado, após saber se a sua aposentadoria foi aprovada, é simples. Assim, a forma mais rápida e acessível é através do MEU INSS. Se você já tem o cadastro, você pode descobrir seguindo os passos seguintes:

  1. Entrar no aplicativo ou site do MEU INSS e colocar os seus dados nas áreas indicadas;
  2. Clicar na aba Extrato de pagamento;
  3. Verificar as informações contidas no seu extrato.

Mostramos a aba marcada em vermelho na imagem a seguir:

Print da tela do MEU INSS contendo a áreas de serviços. O quadro em vermelho sinaliza que é para clicar em Extratos de pagamento nessa etapa.

Ao acessar essa área do meu INSS, você vai poder conferir a sua renda, o detalhamento dos valores, a data e o banco de pagamento do benefício. Observe com atenção para ver se as informações estão corretas.

Se acaso você não esteja conseguindo receber o seu benefício, entre em contato com o INSS. E se mesmo após a solicitação o seu pedido não for atendido e você desejar assistência jurídica dos nossos advogados especializados, clique aqui para acessar nossa área de atendimento e solicite o seu.

Como saber se o dinheiro da aposentadoria foi depositado?

Assim como para saber se o seu benefício foi liberado, é possível verificar na aba de Extrato de pagamento se o dinheiro da aposentadoria foi depositado.

Dessa forma, se depois de você saber que a sua aposentadoria foi aprovada, você quiser saber se o dinheiro já foi depositado com o intuito de sacar o quanto antes, basta seguir os passos que falamos anteriormente. Assim sendo, quando chegar no painel de serviços, é só acessar o Extrato de pagamento. Ou forma, claro, é verificar direto na sua conta de recebimento do benefício.

Pronto! E não esqueça de sacar o seu benefício de forma segura.

Além da dúvida constante: como faço para saber se a minha aposentadoria foi aprovada? Muitas pessoas ainda não sabem como a sua aposentadoria vai ficar com a reforma da previdência, por exemplo. Então, se você ainda tem dúvida sobre esse assunto ou conhece alguém que precisa saber mais, baixe o guia rápido que fizemos sobre o tema aqui.

 

O texto continua após a imagem. Clique na imagem abaixo para baixar no ‘Guia Rápido da Reforma da Previdência’.

Banner para baixar o guia rápido da reforma da previdência. Elaborado pela Koetz Advocacia.

E no caso de pedido judicial, como faço para saber se minha aposentadoria foi aprovada?

Se acaso você está com pedido de aposentadoria na via judicial, deve manter contato com seu advogado ou acompanhar o processo pelo site do tribunal em que está correndo o pedido. A fim de manter esse acompanhamento, solicite ao seu advogado o número do processo e endereço do site do tribunal que você deve consultar.

Já sobre a questão do pagamento, no caso do pedido judicial, há também o pagamento de atrasados. Ou seja, valores que a previdência deve para você a partir da data do pedido administrativo do benefício.

Desse modo, o pagamento dos atrasados pode variar: ou você vai receber um RPV ou um precatório, conforme o valor de atrasos. Se for um valor muito alto, será por precatório o pagamento, mas se for mais baixo, cabe o pagamento por RPV. Nós explicamos como funciona cada um, bem como os prazos de recebimento para cada no vídeo abaixo. Assista para entender.

Advogada na Koetz Advocacia, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil Seção de Santa Catarina sob nº 47.372 e Seção do Rio Grande do Sul sob o nº 110535A. Bacharel em Direito pela Faculdade Cenecista de Osório – FACOS. Pós-Graduanda em Direito Previdenciário pela Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS)