INSS nega 60% dos pedidos de auxílio doença
O auxílio doença é um recurso tremendamente importante para quem sofreu algum mal e está temporariamente impossibilitado para continuar trabalhando. Se a incapacidade se provar permanente, ela pode ser transformada em aposentadoria por invalidez. Porém, o mais preocupante em geral é que de cada dez pedidos feitos pelo benefício, seis são negados pelo INSS. Mas isso não significa que se deva aceitar essa decisão e continuar trabalhando sem estar em condições.
Preparamos ebooks específicos por profissões que mais nos procuram, escolha o seu:
AUXÍLIO DOENÇA OUTRAS PROFISSÕES
Para concessão do auxílio doença, é necessário passar por uma perícia do INSS. Essa perícia é realizada por perito geral, que não é especializado especificamente no problema que você está passando. Isto somado ao fato de ser um benefício que custa à Previdência (principalmente se for transformado em aposentadoria por invalidez posteriormente) acaba resultando em muitas negações de pedidos. O perito interpreta que não existe necessidade de conceder o auxílio doença, pois o segurado possui condições de trabalhar.
Você pode marcar outra perícia quando o INSS nega o seu pedido
♦ LEIA TAMBÉM: Como agir quando o INSS nega benefício na perícia médica?
Em geral, a cada dez pessoas que marcam perícia para o benefício no INSS, seis recebem resposta negativa. Essa negativa por vias administrativas. Ou seja, na agência da Previdência não é definitiva. Você pode optar por marcar outra perícia. Porém, é provável que tenha o benefício negado novamente, pois será realizada pelo mesmo órgão que já recusou uma vez.
[incorporar] https://www.youtube.com/watch?v=mIbQs-rEV68 [/ embed]
Outra opção é entrar com ação judicial, o que resultará em perícia realizada por médico especialista na doença que o segurado possui. E, com o pedido judicial, o perito não será um médico do INSS, mas sim um indicado pelo juiz que analisar o caso. Dessa forma, o exame é feito de maneira imparcial. Pois, o médico não possui nenhum vínculo com o INSS. De todos os casos de pessoas que ingressam judicialmente, 70% conseguem reverter a decisão do INSS e obter o benefício. Além disso, recebem retroativamente os valores não pagos desde o momento em que entraram com o pedido pela primeira vez na agência.
Passo a passo para obter o auxílio doença.
Eduardo Koetz
Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direi...
Saiba mais