fbpx
A imagem mostra uma mulher olhando pela janela, e ilustra a publicação

Pensão por morte de filho para os pais: como funciona esse direito?

A pensão por morte de filho para os pais é possível e pode ser vitalícia. Entretanto, para ter direito é preciso ficar atento para as formas de comprovar dependência, além de outras exigências. Entenda no texto a seguir.

Se acaso desejar assistência jurídica dos nossos advogados especializados para solicitar a pensão por morte, clique aqui para acessar a área de atendimento e solicite o seu.

Como fazer prova de dependência econômica?

Para conseguir a pensão tanto de filho para pais quanto as outras, é preciso comprovar que existe dependência econômica do segurado falecido. Para isso, é necessário reunir uma série de documentos para servir como prova de dependência e apresentar ao INSS.

Algumas provas que podem ser utilizadas são:

  • Documentos que comprovem a mesma residência para pais e filho;
  • Comprovante de pagamento de despesas alimentícias, médicas, de higiene ou outras essenciais;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Outro documento que comprove o auxílio financeiro do falecido para os pais.

 

Documentos para pedir a pensão

Desse modo, para pedir a pensão, além das provas de dependência, será preciso:

  • Documento com foto;
  • CPF;
  • Procuração ou termo de representação legal;
  • Certidão de óbito;
  • Documentos ligados à previdência do segurado falecido.

De todo modo, se acaso desejar assistência jurídica dos nossos advogados especializados para solicitar a pensão por morte, clique aqui para acessar a área de atendimento e solicite o seu.

É possível pensão por morte de filho para os pais?

A pensão por morte de filho para pais é possível, mas existem algumas regras que é preciso considerar antes de fazer o pedido. Uma delas é há dependentes prioritários. Os dependentes prioritários são cônjuge, companheiro/companheira e filhos. Se o filho falecido tem esses dependentes, então pode se tornar difícil para os pais conseguirem o benefício.

Além disso, os pais também não precisam necessariamente comprovar que eram totalmente dependentes do filho. Ou seja, é possível conquista da pensão mesmo quando os pais não sejam dependentes 100% do filho falecido. Contudo, é importante avaliar cada caso, não sendo garantido o direito de antemão.

O texto continua após o vídeo.

Prazos pensão por morte de filho para os pais

Existem muitas situações em que é possível perder a pensão por morte, por isso é preciso verificar quais são os prazos para cada caso. Entretanto, a pensão por morte de filho para os pais pode ser vitalícia após 44 anos de idade ou mais.

 

O texto continua após o vídeo.

 

Valor da pensão por morte após a Reforma

O valor da pensão por morte após a reforma mudou. Assim, antes eram somados os salários mais altos, excluindo os mais baixos.

Contudo, após 12/11/2019 a regra passou a exigir que sejam incluídos no cálculo todos os salários do segurado (falecido). Na prática, isso a Reforma da Previdência reduziu o valor do benefício.

Além disso, depois de calcular a média de todas as contribuições, será concedido apenas 60% desse valor, mais 2% por ano acima de 20 anos de contribuição feitos pelo falecido.

Murilo Mella

Murilo Mella, advogado inscrito na OAB/SC 50.180, sócio da Koetz Advocacia. Se formou em direito na Universidade de Santa Cruz do Sul - RS e realizou pós-graduação em Direito Previdenciário pela Faculdade CESUSC. É especialista em Direito Previ...

Saiba mais

Compartilhar:

Imagem de um vigilante trabalhando, ilustrando o texto
Anterior

Aposentadoria Especial para Vigilantes

Próximo

Aposentadoria do Servidor da Saúde com Diversas Matrículas

4 fotografias de profissionais da saúde vestindo jaleco branco e usando estetoscópio. As fotos aparecem dentro de formas geométricas triangulares. A imagem tem um filtro cinza de acordo com a identidade visual da Koetz Advocacia. No canto superior esquerdo está o logo da Koetz Advocacia. A imagem ilustra o texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.