Perícia de auxílio doença também valem para aposentadoria por invalidez

Perícia de auxílio doença também valem para aposentadoria por invalidez

23 de novembro de 2017 Aposentadoria Invalidez Auxílio Doença 2

O INSS disponibiliza a marcação de pericia médica para o requerimento de todos os benefícios por incapacidade: Auxílio Doença, Aposentadoria por Invalidez, Auxílio Acidente. Tanto os normais quanto os decorrentes de acidente de trabalho, quem decidirá a espécie do benefício é o médico perito do INSS na ocasião da pericia.

As pessoas que se aposentam por invalidez ainda podem ter direito de fazer a quitação do financiamento do imóvel.

Médico com estetoscópio ouvindo os pulmões de uma paciente. Representa as perícias médicas para obtenção de auxílio doença.

 

Isso porque os benefícios por incapacidade têm os mesmos requisitos para a sua concessão: carência, qualidade de segurado e a incapacidade para o trabalho.

 

A diferença está apenas nas características da incapacidade, que se for temporária (quando acontece 100% de cura) será causa para a concessão de Auxílio Doença e se for permanente poderá ser Aposentadoria por Invalidez ou Auxilio Acidente.

A diferença entre Auxílio Doença, Auxílio Acidente e a Aposentadoria por Invalidez

Na Aposentadoria por Invalidez  o trabalhador possui uma incapacidade total e permanente, não podendo desenvolver mais seu trabalho e nenhum outro, e receberá 100% do salario de benefício.

 

Já no Auxilio Acidente, existe uma incapacidade parcial e permanente para o trabalho, permitindo que o trabalhador volte para a sua atividade, mas com restrições, como a necessidade de evitar esforço físico, uma demora a mais para desempenhar as mesmas funções, a impossibilidade de desempenhar algumas funções, são exemplos de limitações características da incapacidade parcial. Ainda, o auxílio acidente dá o direito de trabalhar e ganhar um valor de 50% do salario de benefício, podendo trabalhar com CTPS assinada.

 

E no Auxílio Doença, a incapacidade é total e temporária. Ou seja, o benefício é concedido enquanto a incapacidade durar e o segurado deverá ficar fora de atividade. Ele volta ao mercado de trabalho quando for considerado apto a isto conforme perícias regulares que serão realizadas pelo INSS.

 

Banner para clicar e fazer download do guia "Passo a Passo para obter o auxílio doença"

 

Banner das nossas regras de uso de conteúdo. Clique nele e saiba como ter permissão para utilizar nosso texto em seu site ou blog.

Professor e Advogado Especialista em Direito Previdenciário, Direito Tributário e Direito do Trabalho, com aprofundamento em Direitos Sociais Internacionais, atuante no Instituto Ibijus e na Verbo Jurídico.

Especialista em Marketing Jurídico Digital e Gestão de Escritórios de Advocacia. Fundador da Koetz Advocacia e CEO da ADVBOX.  Além de Articulista e Autor em vários sítes jurídicos e no Portal da Transformação Digital.

2 comentários

  1. mauro celio jose dos santos disse:

    cortaram meu beneficio o que eu faço ainda não posso trabalha

Os comentários estão fechados.