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A imagem mostra uma mulher madura alegre, enquanto navega na internet em seu celular. A imagem ilustra o texto

Como Fazer um Agendamento no INSS pela Internet? Atualizado 2024

Nos dias de hoje, a digitalização de serviços públicos tem facilitado o acesso da população a diversas informações e procedimentos, tornando o cotidiano mais prático. 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não fica de fora dessa transformação e oferece a opção de agendamentos online, permitindo que os cidadãos resolvam questões relacionadas a benefícios e serviços de maneira rápida e eficiente. 

Neste texto atualizado para 2024, vamos mostrar o passo a passo para realizar seu agendamento no INSS pela internet, garantindo que você possa acessar os serviços desejados sem complicações.

Caso você queira analisar seu direito, entre em contato com nosso time especializado!

Pode ir ao INSS sem agendar?

Não. A maioria dos serviços do INSS exige agendamento prévio para garantir um atendimento organizado. 

No entanto, alguns serviços, como a emissão de senha para o Meu INSS e a consulta de benefícios, não necessitam de agendamento.

O que fazer antes de agendar no INSS?

Antes de agendar um atendimento no INSS, é importante seguir algumas etapas para garantir que o processo ocorra de maneira tranquila e eficiente. Para isso:

  • Identifique qual serviço você precisa e verifique se ele realmente requer agendamento;.
  • Tenha em mãos todos os documentos exigidos para o serviço que você deseja solicitar. Isso pode incluir documentos pessoais, comprovantes de contribuição, laudos médicos, entre outros;.
  • Visite o site oficial do INSS ou o aplicativo Meu INSS para obter informações atualizadas sobre os serviços disponíveis e os requisitos para cada um.;
  • Se necessário, verifique se seus dados pessoais e de contato estão atualizados no sistema do INSS.

Para a maior parte dos serviços, o INSS oferece atendimento on-line, o que pode ser mais conveniente e rápido.

Quais os meios de agendamento no INSS?

O INSS oferece a opção de agendamento por meio do Portal Meu INSS, acessível tanto pelo site quanto pelo aplicativo para dispositivos móveis. 

Além dessa forma digital, você também pode agendar pelo telefone do INSS, ligando para o número 135.

Como faço para agendar um horário no INSS?

Você pode agendar um horário para atendimento no INSS pelo telefone 135 ou pelo Portal Meu INSS

Entretanto, fica o alerta: você precisa especificar qual é a demanda. Ou seja, que o atendimento tenha alguma finalidade. 

Acesse o Portal Meu INSS

Para acessar o Meu INSS, há duas formas: pelo site ou aplicativo:

A imagem mostra a parte inicial do portal Meu INSS.

Se você já possui uma conta, é só digitar o CPF e a senha.

Caso não, você precisa efetuar o cadastro no gov.br.

Conta gov.br

Para ter acesso aos serviços do Governo Brasileiro, você precisa ter uma conta gov.br. Assim, para verificar sua situação no INSS ou fazer agendamentos e pedidos, você precisa antes ter essa conta.

Ela pode ser feita através do site ou aplicativo, no celular.

Novo pedido

Após entrar no meu INSS, para realizar um novo pedido, basta clicar na opção: “Novo pedido”, selecionar o serviço desejado e seguir as instruções fornecidas para completar o agendamento.

A imagem mostra a parte principal do "Meu INSS", onde existem diversas opções. "Novo Pedido" está destacado.

ma nova aba irá se abrir e você pode digitar o nome do serviço que deseja. Após, você deve seguir as instruções e atualizar informações, caso o INSS peça.

Selecionar serviço

Para selecionar o serviço desejado, você precisa escrever o nome do serviço no buscador (ao lado da lupa). qual é o nome do seu pedido.

Vamos supor que seja a aposentadoria da pessoa com deficiência.

As modalidades de aposentadorias estão dentro esse item: “Aposentadorias e CTC e Pecúlio”, depois de clicar nessa opção, basta selecionar a aposentadoria desejada. 

A imagem mostra a parte de pedidos do Meu INSS. Focando em "Aposentadoria, CTC e Pecúlio".

Atualização cadastral

Para atualizar seus dados, você pode clicar na opção “Meu Cadastro”, localizado acima da página:

A imagem mostra a parte de atualizar dados do Meu INSS.

Clique em “Atualizar” e preencha seus dados.

Escolher agência

Para escolher uma agência mais perto de você, verifique a parte superior do site ou aplicativo Meu INSS.:

E clique em “Encontre uma Agência”.

A imagem mostra a parte de "Encontre uma Agência" do meu INSS, com opção de CEP e Endereço.

Coloque CEP ou endereço e depois, após, clique em “Pesquisar”.

Qual telefone INSS para agendamento?

O telefone para agendamento no INSS é o 135. Ao ligar, você poderá obter informações sobre os serviços disponíveis e agendar seu atendimento de forma prática.

Qual é o número do zap do INSS?

Atualmente, o INSS não disponibiliza atendimento via WhatsApp. Todas as solicitações devem ser realizadas por meio do Portal Meu INSS ou pelo telefone 135.

Quais serviços podem ser agendados no INSS?

Na verdade, todos os serviços do INSS são feitos de maneira on-line. A pessoa só precisa ir pessoalmente a uma agência quando há uma exigência de apresentação de documento físico, realizar perícias ou quando o INSS precisa entrevistar segurado e testemunhas. 

Os serviços que basta você acessar on-line e anexar documentos no INSS são:

  • Atendimento simplificado ou específico; 
  • Emissão de extratos de empréstimo consignado, pagamento de benefício, Imposto de Renda e vínculos laborais; 
  • Carta de concessão do benefício;
  • Declaração de beneficiário do INSS;
  • Cumprimento de exigência; 
  • Entrega de documentos por convocação do INSS;
  • Aposentadoria por Idade (Rural);
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
  • Atualizar Dados Cadastrais;
  • Atualizar Dados de Imposto de Renda;
  • Auxílio-Reclusão;
  • Benefício Assistencial ao Idoso;
  • Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (presencial quando a perícia é marcada). 

O agendamento pode ser feito online ou pelo telefone 135. O aplicativo Meu INSS também permite consultar, emitir extratos e acessar dados sobre contribuições previdenciárias.

Agendamento de Aposentadoria Especial no INSS

Não existe uma opção específica para agendar a aposentadoria especial no INSS, mas é possível solicitar o benefício por meio do aplicativo ou site do Meu INSS. 

O pedido é feito por meio da aposentadoria por tempo de contribuição, e é a Previdência Social que enquadra o benefício durante a análise.

A imagem mostra a opção " Aposentadoria por Tempo de Contribuição" do meu INSS em destaque.

Agendamento da perícia do Auxílio-Doença

A perícia do auxílio-doença pode ser agendada através do site ou aplicativo do Meu INSS, ou pelo telefone 135.: 

Pelo Meu INSS:

Entre no site ou aplicativo, clique em “Benefício por Incapacidade” e siga as instruções:

A imagem mostra opções do site Meu INSS. Uma das opções é "Benefício por Incapacidade".

Pelo Telefone 135:

Ligue para a Central de Atendimento do INSS, que está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). 

Para solicitar o auxílio-doença, é necessário apresentar a seguinte documentação:

  • Documento de identidade;
  • Documento médico (atestado, laudo ou relatório);
  • A documentação médica deve ser emitida há menos de 90 dias da Data de Entrada do Requerimento (DER).

Agendamento de Aposentadoria por Invalidez no INSS

Para agendamento de aposentadoria por invalidez (agora, por incapacidade). Encontre a opção, logo na página inicial do Meu INSS “Benefício por Incapacidade”:

A imagem mostra opções do site Meu INSS. Uma das opções é "Benefício por Incapacidade".

Pelo Telefone 135:

Ligue para a Central de Atendimento do INSS, que está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). 

Quando preciso agendar atendimento presencial no INSS?

Nas agências do INSS, há atendimento espontâneo (sem necessidade de agendamento) disponível na triagem ou no Autoatendimento Orientado.

 No entanto, aA maioria dos serviços oferecidos requer agendamento prévio, com dia e horário marcados. No entanto, há atendimento espontâneo (sem necessidade de agendamento) disponível na triagem ou no Autoatendimento Orientado.

É importante destacar que os serviços atendidos nas agências se dividem em dois grupos: Atendimento Simplificado e Atendimento Específico.

O Atendimento Simplificado deve ser agendado, — seja pela Central 135 ou diretamente na agência. —: São eles:

  • Bloqueios ou desbloqueios de benefícios para empréstimos consignados;
  • Bloqueio ou desbloqueio de mensalidade de entidade associativa, ou sindicato;
  • Alteração de local ou forma de pagamento;
  • Orientações e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
  • Protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos;
  • Retificação de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Devolução de documentos;
  • Recurso especial ou incidente (alteração de acórdão);
  • Juntada de documentos em requerimentos com status “Em Análise”, que tenham atingido o limite de 50 MB de anexos no Meu INSS;
  • Retirada de histórico de atendimento do chat ou da Central 135;
  • Solicitações relacionadas a pensões vitalícias da síndrome da talidomida e do seringueiro, além da pensão especial das vítimas da tragédia da hemodiálise de Caruaru.

Por outro lado, o Atendimento Específico deve ser agendado nos casos de alta complexidade, quando não é possível fazer o requerimento pelos canais remotos. 

O agendamento para esse tipo de serviço também é realizado pela Central 135 ou na própria agência, nos seguintes casos:

  • Reativação de BPC após atualização do CADÚnico;
  • Ciência do cidadão sobre a necessidade de inscrição no CadÚnico;
  • Órgão mantenedor do benefício inválido, impossibilitando a solicitação dos serviços;
  • Consulta de consignação administrativa aplicada ao benefício;
  • Tarefas concluídas com erros nos sistemas, como equívocos na atribuição do NIT;
  • Solicitação de contestação de NTEP;
  • Recurso Ordinário (Inicial) e Especial ou Incidente (Alteração de Acórdão), quando a empresa (CNPJ) é a solicitante;
  • Impossibilidade de informação ou conclusão da solicitação pelos canais remotos, ou quando a Central 135 não puder atender à solicitação e orientar o cidadão a comparecer ao INSS.

Além do agendamento para Atendimento Simplificado ou Específico, também é possível conseguir on-line, os seguintes documentos:

  • Emissão de extratos de empréstimos consignados; 
  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Extrato de Imposto de Renda (IR);
  • Extrato de vínculos laborais (CNIS);
  • Carta de concessão do benefício;
  • Declaração de beneficiário do INSS;
  • Cumprimento de exigências; 
  • Entrega de documentos por convocação do INSS.

Vale lembrar que esses serviços podem ser realizados pela internet. No entanto, se você não tiver acesso ao Meu INSS, é possível agendar o atendimento pelo telefone 135.

Como agendar a perícia médica para auxílio-doença?

Para agendar a perícia médica para auxílio-doença você precisa acessar o Portal Meu INSS pelo site ou pelo aplicativo. No Meu INSS, selecione a opção “Benefício por Incapacidade”:

A imagem mostra opções do site Meu INSS. Uma das opções é "Benefício por Incapacidade".

Logo após, clique em “Serviços Disponíveis” e, em seguida em “Pedir Novo Benefício”:

A imagem mostra os serviços disponíveis do meu INSS. As opções incluir pedir um novo benefício, prorrogar, revisar etc.

Nessa etapa, será pedido documentos e a opção para agendar perícia.

Como criar minha conta no Meu INSS? h2

Para criar sua conta no Meu INSS, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal Meu INSS
  • Site: vá até o site oficial do Meu INSS: meu.inss.gov.br;
  • Aplicativo: alternativamente, você pode baixar o aplicativo “Meu INSS” na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel (disponível para Android e iOS).
  1. Clique em “Cadastre-se”

No site ou no aplicativo, procure a opção “Cadastre-se” ou “Criar conta” e clique nela.

  1. Informe seus dados pessoais

Preencha o formulário com suas informações pessoais, como:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Sexo;
  • E-mail (opcional, mas recomendado para recuperação de senha).
  1. Aceite os Termos de Uso

Leia e aceite os termos de uso do serviço, se solicitado.

  1. Crie uma senha

Escolha uma senha segura, que deve conter entre 8 e 12 caracteres, incluindo letras maiúsculas, minúsculas e números.

  1. Confirme seu cadastro

Após preencher todas as informações, clique em “Cadastrar” ou “Confirmar”. Você pode receber um e-mail ou SMS com um link para confirmar seu cadastro, caso tenha informado um e-mail ou número de telefone.

  1. Acesse sua conta

Após a confirmação, volte ao site ou ao aplicativo e faça login com seu CPF e a senha que você criou.

Não estou conseguindo acessar o aplicativo Meu INSS, o que devo fazer? 

Se não está conseguindo acessar o aplicativo Meu INSS, pode tentar as seguintes soluções:

  • Verificar a conexão de internet;
  • Verificar se está usando a versão mais recente do aplicativo; 
  • Tentar acessar pelo site, se estiver usando o aplicativo, ou vice-versa; 
  • Fechar o aplicativo e reiniciar o processo;
  • Aguardar que a plataforma volte ao normal. 

Se o problema persistir, pode entrar em contato com o INSS:

Pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília)

Conclusão

Agendar um atendimento no INSS pela internet é uma solução que proporciona conforto e agilidade, evitando filas e deslocamentos desnecessários. 

Com as informações e orientações apresentadas neste texto, você agora está preparado para realizar seu agendamento de forma simples e eficiente.

Eduardo Koetz

Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direi...

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A imagem mostra um homem, olhando para a câmera, enquanto anda. Ele está vestindo um terno, camiseta listrada e possui uma mochila em suas costas.
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