Aposentadoria planejada pode dar alto retorno

Aposentadoria Planejada, Aposentadoria planejada pode dar alto retorno, Koetz Advocacia, Koetz Advocacia

.Ter uma aposentadoria planejada potencializa os resultados previdenciários na hora de solicitar o benefício. Confira essa publicação atualizada pela reforma.

Por que o planejamento pode ser o melhor investimento financeiro de toda sua vida?

Profissionais das mais diversas áreas – em público ou privado, de atividade independente ou empregado – poderão ter na sua relação com a Previdência Social, especialmente na aposentadoria, um excelente investimento na sua vida. Pois mesmo após a reforma, a previdência social ainda é uma segurança para os momentos e situações de maior vulnerabilidade.

Mas qual é o retorno financeiro de uma aposentadoria planejada?

São dezenas de variáveis que podem influenciar no valor do benefício. Por isso, o planejamento exige anos de aprofundamento e experiência para que seja feita uma análise adequada.
Quando feita por um advogado especializado e com experiência a aposentadoria planejada apresenta um retorno financeiro de 10 a 100 vezes maior do que o investimento realizado. Como?

Retorno Financeiro da Aposentadoria Planejada

É importante entender que esse retorno financeiro varia muito de um caso para o outro. As decisões que cada pessoa tomou antes de contratar o serviço ou quanto tempo falta para obtenção do benefício. Quanto antes contratar o serviço, melhor será o resultado. Todas estas questões geram diferentes margens de influência nas orientações que a aposentadoria planejada sugere.

Com a Reforma da Previdência, o planejamento de aposentadoria se tornou muito mais relevante. Afinal, são pelo menos 9 opções na legislação que trazem resultados financeiros completamente diferentes.

Nosso escritório conta com profissionais que têm experiência comprovada nessas análises e realizam o serviço com a máxima aplicação da legislação vigente e já revogada buscando três finalidades.

Explicamos a seguir com exemplos:

1º Aumentar o Valor do Benefício a ser obtido;

Vamos supor que um aposentado receba 2 mil reais de benefício.

Todavia, ao optar por um planejamento de aposentadoria, ele descobre poderá ser aplicada a regra 85/95, afastando a incidência de Fator Previdenciário e aumentando o benefício para 3 mil reais. Contudo, o Fator Previdenciário citado acima é apenas um exemplo. Cumpre ressaltar que são inúmeras as regras que reduzem o benefício e que, até mesmo por questões de poucos dias, podem influenciar negativamente no valor da aposentadoria.

Um planejamento completo de aposentadoria poderá identificar cada uma delas e evitar tais descontos.

2º Adiantar ao máximo a data de concessão do benefício;

É feito um estudo de períodos de contribuição baseado em decisões do judiciário federal focado em contagem de períodos de contribuição que o INSS não considera.
Entretanto, vamos manter o exemplo utilizado no item anterior: O aposentado passou a receber 3 mil reais de benefício.

Consequentemente, se for possível antecipar esta aposentadoria em 2 anos, o resultado total vai ser um ganho de 72 mil reais (3 mil por mês durante 2 anos).
É muito comum que contribuintes se aposentem anos mais tarde do que poderiam, resultando nessa perda de grandes valores.

3º Reduzir ao máximo permitido por lei a incidência do tributo (IR e Contribuição Previdenciária);

Dentro do planejamento, se busca pela melhor forma de contribuir. Assim, há casos em que o valor contribuído é maior do que o necessário. Ou seja, contribuir no teto não significa ganhar no teto.
A aposentadoria planejada pode identificar um meio de obter o melhor benefício contribuindo menos.
Considerando os 3 itens que citamos, a contratação de um planejamento completo de aposentadoria costuma se pagar no primeiro mês do benefício, que irá durar para o resto da vida.

Como é feito o planejamento?

Em geral, realizamos o levantamento do tempo de contribuição registrado no INSS e o que o cliente realmente possui. Adiantar qualquer tipo de averbação que deva ser feita para agilizar o processo de aposentadoria quando chegar a hora é um elemento importante só trazido pelo planejamento.
Atualmente os benefícios acabam sendo concedidos via judicial 3 ou 4 anos depois do contribuinte completar os requisitos, pois o INSS nega o pedido por vários motivos.
Também incluímos no planejamento a simulação do valor da renda mensal do benefício, sugestões para melhorar essa renda futuramente. Certamente e quando possível, e as duas melhores possibilidades de aposentadoria, comparando os ganhos financeiros entre as duas.
Dessa maneira o cliente consegue optar pela melhor escolha dentro das perspectivas de vida e trabalho que ele possui.

Aposentadoria Planejada, Koetz Advocacia

Advogado Especialista em Direito Previdenciário e Tributário, Sócio da Koetz Advocacia, professor da Pós Graduação na Verbo Jurídico e no Instituto Brasileiro de Direito - IBIJUS. Articulista no Portal da Transformação Digital

Marcações:

6 comentários em “Aposentadoria planejada pode dar alto retorno”

  1. Trabalho a 16 anos como Téc,em enfermagem,com carteira assinada antes disso so tive modelo de produtor. como faço para me aposentar? ja estou com 48 anos de idade

  2. Minha mãe já tem idade para aposentar e deu entrada para a aposentadoria e até dia 10/11 estava em analise sendo que ela deu entrada direto pela Agencia do INSS no dia 10/06; mp dia 10/11 ao consultar o processo estava como CONCLUIDO; ela ligou na agencia do INSS para saber e informaram que o pedido foi Cancelado devido ela estar afastada pelo INSS por ter fraturado o pubs e o medico do INSS afastou ela por 3 meses.
    minha pergunta é se realmente eles podem fazer esse cancelamento devido ela estar afastada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *