fbpx
A imagem mostra um homem concentrado em uma mesa com computador e papeis a sua volta. A imagem ilustra o texto Calculadora de INSS atrasado: qual usar e cuidados de koetz advocacia

Calculadora de INSS atrasado: qual usar e cuidados!

Eu sei que calcular juros de INSS atrasado, fazer o cálculo online de pessoa jurídica e usar a calculadora do INSS corretamente pode ser um desafio grande para muitos segurados.

Isso porque o cálculo pode ser feito de diferentes formas dependendo do seu caso e, muitas vezes, pode não valer a pena pagar esses valores. Acompanhe a seguir as principais dúvidas sobre o tema!

Saiba também que um advogado especialista pode ser o profissional ideal para lhe orientar. Desse modo, você vai evitar erros no cálculo e prejuízos na sua aposentadoria.

E se desejar atendimento com advogados especialistas em cálculo de INSS atrasado, de pessoa física ou jurídica, bem como calcular juros online, solicite aqui.

Posso fazer o cálculo do INSS atrasado online?

Sim, pode fazer! O cálculo para os recolhimentos atrasados pode ser feito através do site da Receita Federal. Desse modo, você pode emitir as guias e fazer o pagamento para períodos atrasados no INSS.

Mas atenção, apenas para débito dos últimos 5 anos é possível fazer esse cálculo no site da Receita Federal. Para débitos que ultrapassem, você deverá pedir por meio de processo administrativo junto ao INSS. 

O texto continua após o vídeo.

E como é feita a emissão do GPS?

O processo de emissão da guia GPS pode ser feito online, através do SAL (Sistema de Acréscimos Legais). Assim, o contribuinte deverá escolher entre:

  • Contribuintes filiados antes de 29 de novembro de 1999;
  • Contribuintes filiados após 29 de novembro de 1999;
  • Órgãos Públicos e Empresas.

Após, o sistema solicitará os dados da categoria e os números do CNPJ ou CEI, NIT, PIS, PASEP. Em seguida, confirme a operação.

Já para o processo administrativo no Meu INSS, é preciso:

  • Acessar o meu.inss.gov.br;
  • Ir na aba “Emitir Guia de Pagamento”. Assim, vai aparecer uma tela da Receita Federal, que irá realizar o cálculo INSS em atraso;
  • Informar o período da contribuição atrasada;
  • Ir para “Gerar GPS”.

O que é a calculadora de INSS atrasado?

A calculadora de INSS atrasado é uma ferramenta que pode simular e emitir a guia do pagamento em atraso do INSS. Porém, você precisa confirmar se a simulação está correta. Muitas vezes ela pode dar valores a mais, por exemplo.

Assim, por toda a complexidade que envolve o cálculo do pagamento do INSS atrasado, o ideal é fazer um cálculo com advogado previdenciário para não ter prejuízos financeiros.

Como acessar a calculadora de INSS atrasado?

Para acessar a calculadora de INSS atrasado, basta acessar o Sistema de Acréscimos Legais (SAL). Desse modo, você vai emitir a GPS e fazer o pagamento em atraso. Siga os seguintes passos:

  • Acesse o  Sistema de Acréscimos Legais (SAL);
  • Vá em emitir GPS;
  • Em seguida, preencha a Guia da Previdência Social (GPS) para pagar as contribuições sociais.  

Além disso, existe uma forma de emissão da GPS diferente para quem tem Débitos consolidados. Ou seja, aquele débito que o governo sabe que existe, mas não foi repassado para o INSS.

Desse modo, é possível emitir GPS referentes à débitos consolidados (DCG/LDCG) pela Web através do Chat Receita Federal Brasileira. Ou, ainda, agendar um atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível. Para isso consulte a unidade mais próxima e agende horário para o seu atendimento.

O texto continua após o formulário.

 

Como preencher os dados da calculadora de INSS atrasado?

Para preencher os dados da calculadora de INSS atrasado de períodos anteriores a 5 anos, você deve agendar um atendimento no site ou aplicativo do Meu INSS.

Após conseguir esse atendimento, basta solicitar o cálculo dos valores a serem pagos de INSS em atraso, bem como as guias de pagamento das contribuições. 

Em geral, você precisará seguir os passos seguintes:

  • Entrar no Sistema de Acréscimos Legais da Receita Federal;
  • Clicar na opção referente ao dia que você se filiou ao INSS;
  • Escolher a categoria de contribuinte;
  • Digitar o seu NIT/PIS/PASEP;
  • Clicar em “Confirmar”;
  • Veja se as informações pessoais que apareceram estão corretas e clique em confirmar;
  • Coloque o mês em atraso e o salário que recebeu naquele mês e clique em confirmar;
  • Após, veja se as informações sobre os valores estão corretos e gere a GPS

Pronto! Após esses passos do cálculo INSS atrasado online, você pode pagar a GPS.

Como calcular manualmente o INSS em atraso?

Para calcular manualmente o INSS em atraso, é preciso entender que as parcelas vencidas há mais de 5 anos têm uma regra específica. Elas são mais complicadas e você não pode escolher o valor a ser pago. 

Assim, o valor a ser pago para cada mês é 20% da média das suas 80% maiores contribuições, já corrigidas, desde julho de 1994 até o mês anterior ao pagamento em atraso. Além disso, tem um adicional que é preciso incluir ao calcular INSS atrasado: são os juros e multas. Assim, vai ficar em torno de 32% do valor dessa média feita sobre as contribuições por mês que você deseja pagar. 

Por isso, e para evitar cobranças abusivas com a calculadora de INSS atrasado, pode ser muito útil fazer um cálculo com advogado previdenciário.

Como calcular juros do GPS de autônomo?

Para calcular juros do GPS de autônomo, depende se você tem atraso inferior ou superior a 5 anos. A seguir explicamos detalhadamente de acordo com a situação.

Situação 1: autônomos cadastrados no INSS com atraso inferior a 5 anos: 

Você vai calcular os juros com o valor efetivamente recebido naquele mês, limitado ao teto do INSS. Tais valores devem ser corrigidos e acrescidos de: 

  • Juros equivalentes à SELIC do mês seguinte ao vencimento até o mês anterior ao pagamento; 
  • Mais 1% referente ao mês do pagamento; 
  • E multa de 0,33% por dia, limitada ao máximo de 20%.

Complexo, não é mesmo? É por isso que vale a pena falar com um especialista.

Situação 2: autônomos cujo atraso é superior a 5 anos. 

Nesta hipótese, a pessoa precisa comprovar para o INSS o exercício de atividade remunerada como autônomo e o valor do salário de contribuição será equivalente a 20% da: 

  • Média dos 80% maiores salários de contribuição do segurado a partir de julho de 1994, corrigidos monetariamente; 
  • ou Remuneração sobre a qual incidem as contribuições para o Regime Próprio de Previdência Social, caso o objetivo seja a emissão de CTC para o RPPS.

Em ambos os casos da situação 2, sobre este valor, ainda devem incidir: 

  • Juros de 0,5% ao mês, limitados ao máximo de 50%; 
  • Multa de 10%. 
  • Além disso, cabe ao próprio INSS fazer estes cálculos.

Ainda, só há incidência de juros e multa na calculadora de INSS atrasado se o período for posterior a 14/10/1996. 

Caso contrário, o pagamento pode ser realizado sem a incidência de juros e multa ao calcular do INSS atrasado, pois não havia previsão legal antes deste período.

Além de auxiliar no cálculo complexo, o especialista ainda pode avaliar se no seu caso vale a pena realizar o pagamento.

Como se faz o cálculo do INSS atrasado por pessoa jurídica?

Para fazer o cálculo do INSS atrasado por pessoa jurídica siga o passo a passo:

  • Acesse o site do INSS;
  • entre no programa SALWEB, que faz parte do Sistema de Acréscimos Legais (SAL) e permite calcular as contribuições previdenciárias devidas, em atraso ou não;
  • Clique na opção “Cálculo de Contribuições de Empresa e Órgão Público”;
  • Após, “Identificação do Contribuinte”;
  • Informe os dados;
  • Em seguida, siga o passo a passo dentro do sistema.

A calculadora de INSS atrasado é confiável?

A calculadora de INSS atrasado é confiável na maioria das vezes, porém quanto mais tempo de atraso, mais importante é que o cálculo seja conferido por um especialista em direito previdenciário. Isso porque o INSS pode acabar cobrando multas e juros acima do que de fato deve ser pago. Mas nos casos de pouco tempo de atraso, como alguns meses, o cálculo do INSS atrasado online é suficiente e confiável sim.

Além disso, nem sempre será vantajoso de verdade fazer o pagamento das contribuições em atraso. Explicamos mais adiante os exemplos!

Então por isso é importante avaliar os atrasos mais antigos, para verificar se compensa.

Quando devo contratar um advogado para fazer o cálculo de INSS atrasado para mim?

Você deve contratar um advogado para fazer o cálculo de INSS atrasado sempre que possível. Contudo, se o atraso é muito curto, dos últimos seis meses, em geral valerá muito mais a pena você usar a calculadora automática do INSS.

Porém, se tratando de pagamento em atrasos mais longos, especialmente de 5 anos para cima, é melhor avaliar com advogado. Isso porque o INSS pode acabar cobrando valores abusivos ao utilizar apenas a calculadora de INSS atrasado. Além disso, o advogado vai avaliar se no seu caso compensa fazer o acerto ou não.

Veja exemplos de situações que valem ou não a pena fazer o pagamento de atrasados a seguir.

Como o advogado vai facilitar o cálculo no meu caso?

O advogado especialista vai ajudar conferindo o cálculo do pagamento em atraso, bem como orientando se o pagamento deve ser realizado, se a calculadora de INSS atrasado e os valores estão corretos, se é a melhor opção de pagamento. Afinal, ele saberá como calcular os juros do INSS atrasado, sem que seja praticado valor abusivo ao seu cliente.

Além disso, em muitos casos não é vantajoso fazer o pagamento dos atrasados, já que eles não irão acelerar a conquista da aposentadoria e nem aumentar o valor do benefício final. Ou seja: o advogado vai lhe dizer se o pagamento dos atrasados vai te beneficiar ou não.

Por exemplo, já nos deparamos com casos que a pessoa precisaria pagar mais de R$40.000,00 para receber apenas um salário mínimo de aposentadoria, sendo que se ela esperasse poucos anos, já alcançaria outra regra com valor mais vantajoso.

Em contrapartida, há casos que esse valor é recuperado em menos de 1 ano de aposentadoria. Isso porque a pessoa pode aposentar, receber a aposentadoria e continuar trabalhando mais alguns meses para recuperar o valor, acumulando aposentadoria e salário do trabalho.

Da mesma forma, se a pessoa tem urgência para se aposentar e o valor do salário de aposentadoria for suficiente para ela, também pode valer a pena!

Quando é obrigatório encaminhar esse pedido de cálculo com o contador?

O cálculo do INSS em atraso deve ser realizado com contador quando se tratar de empresa! Ou seja, quando a empresa atrasou o pagamento de funcionário ou empresário que recebe pró-labore.

Porém, vale destacar que no caso do empresário, é válido planejar a aposentadoria com advogado e não apenas com a calculadora de INSS atrasado ou contador. Isso porque, o contador tende a optar pela economia de tributos, enquanto o advogado se preocupa em garantir o melhor benefício de aposentadoria.

Daiana da Costa Pereira

Daiana da Costa Pereira é graduanda em Direito pela Universidade Feevale de Novo Hamburgo/RS. Atuando com atendimentos em demandas de Direito Previdenciário desde 2014. É apaixonada por direito previdenciário. É seletora de Desenvolvimento de Re...

Saiba mais

Compartilhar:

A imagem mostra uma fisioterapeuta fazendo massagem no pulso de alguém. A imagem ilustra o texto
Anterior

Nexo causal e concausal no INSS, o que é e o que você preciso saber!

Próximo

Aposentadorias com tempo de contribuição de outros países com acordos de previdência

A imagem mostra um casal maduro sorrindo um para o outro. A imagem ilustra o texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gilberto c bandeira Avatar
gilberto c bandeira

Qual o custo pra fazer o cálculo para pagamento de espaços em aberto (buracos) de pagamento entre 1994 e 1999. Para desta forma verificar se e é viável ou não pagar para antecipar a aposentadoria??

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar
Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

Olá Gilberto, boa tarde! Para te dar essa resposta, se faz necessário uma análise do caso. Caso tenha interesse, pode nos contatar pelo WhatsApp https://wa.me/554888364316.

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.