Jornada de 30hrs do enfermeiro não afeta aposentadoria

Jornada de 30 horas dos Enfermeiros não afetaria o direito da classe a receber a Aposentadoria Especial aos 25 anos.

A jornada de trabalho de 30 horas semanais para os Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares de Enfermagem, assim como dos demais trabalhadores da área da saúde é uma reivindicação histórica da classe, e não afetaria a Aposentadoria Especial dos Enfermeiros.

São quase 20 anos de luta

Há quase 20 anos a Enfermagem brasileira luta para aprovar o Projeto de Lei do Senado 2.295/2000, também chamado de PL 30 Horas, que estabelece a jornada máxima de 30 horas semanais, como inclusive é a recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) da Organização das Nações Unidas (ONU) uma limitação de 30 horas dos Enfermeiros trabalharem durante a semana.

Essa recomendação tem fundamento no excesso de exposição a agentes nocivos à saúde e também para que essa jornada de 30 horas dos enfermeiros não se torne altamente exaustiva. O que é melhor para os pacientes e para redução de riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Até porque as instituições de saúde sempre exigem o cumprimento de horas extras além das 8 horas diárias.

 Porque a Aposentadoria não seria afetada

A Aposentadoria Especial não seria afetada com a redução da jornada de 30 horas dos enfermeiros, pois esse benefício previdenciário baseia-se no fato do profissional estar sempre em contato habitual e permanente com agentes químicos, físicos e biológicos. Os fungos, vírus e bactérias estão presentes em todos os ambientes da área da saúde, expondo todos que circulam nesses espaços a condições especiais de trabalho.

Mesmo que a redução da jornada de trabalho diminua o tempo diário de exposição aos agentes nocivos, a permanência e a habitualidade do contato a esses agentes todavia existe. Diante deste fato, a Aposentadoria Especial da Enfermagem continuaria com 25 anos de trabalho na profissão mesmo com  uma jornada de 30 horas dos Enfermeiros.

Jornada de 30 horas dos Enfermeiros, Jornada de 30hrs do enfermeiro não afeta aposentadoria, Koetz Advocacia