Benefício no INSS: Você sabe fazer consulta?

Benefício no INSS: Você sabe fazer consulta?

9 de dezembro de 2018 Viva melhor na aposentadoria 2

Consulta de situação do benefício no INSS: Aprenda a fazer sem sair de casa.

Elaboramos esse pequeno manual de como realizar a consulta de aposentadoria (clique aqui) no site do INSS, caso você tenha interesse em acompanhar a situação do benefício ao qual espera receber. Dessa forma, você pode acompanhar tudo pela internet sem precisar sequer sair de casa.

Mas ATENÇÃO: Criamos este passo-a-passo para auxiliar o acompanhamento apenas de para pedidos administrativos. Ou seja, aqueles pedidos que foram feitos no INSS sem a necessidade de iniciar um processo na justiça. Em caso de processo judicial, você deve conversar com o seu advogado (clique aqui).

Como fazer consulta da situação do seu benefício no INSS?

Para realizar a consulta de aposentadoria e verificar a situação do seu pedido você deve seguir três passos:

  1. Reunir as informações necessárias para a consulta: Número do benefício*, Data de Nascimento do Beneficiário, Nome do Beneficiário e CPF;
  2. Ir até a página de Consulta de Situação do Benefício do INSS
  3. Preencher os dados e o espaço de verificação (letras no quadro);

Você deve ser direcionado para uma página com os dados do benefício, podendo se deparar com três diferentes condições:

a) Habilitado – significa que os documentos foram entregues no INSS e estão sob análise para julgar;

b) Deferido – significa que seus documentos foram analisados e você vai receber a aposentadoria.

c) Indeferido – significa que seu benefício foi negado. Neste caso o mais comum é entrar com a ação judicial.

MEU INSS

Em 2018 o INSS lançou um novo site para consulta de informações pessoais dos segurados.

Entretanto, muito se criticou o INSS com esta iniciativa no sentido de que o segurado ou seu advogado eram obrigados a comparecer em uma agência da previdência social para pegar os dados constantes no Cadastro de informações sociais (CNIS) do INSS para conseguir fazer a senha.

Mesmo sabendo as suas próprias informações, o cadastro do INSS sempre tem inconsistências, e foram criadas perguntas vinculadas as informações (muitas vezes erradas) que tem no sistema do INSS.

Apesar disso, o “meu inss” é uma grande evolução no atendimento e disponibilização das informações para os brasileiros, assim como o INSS Digital.

Consulta juridica INSS

*O número do benefício é fornecido no dia do atendimento no INSS. Se você entrou com o pedido de aposentadoria com o advogado, terá que aguardar alguns dias para que seja realizada a entrega de documentação no INSS. A data de atendimento é liberada pela própria previdência e não depende apenas do advogado.

Banner das nossas regras de uso de conteúdo. Clique nele e saiba como ter permissão para utilizar nosso texto em seu site ou blog.

Professor e Advogado Especialista em Direito Previdenciário, Direito Tributário e Direito do Trabalho, com aprofundamento em Direitos Sociais Internacionais, atuante no Instituto Ibijus e na Verbo Jurídico.

Especialista em Marketing Jurídico Digital e Gestão de Escritórios de Advocacia. Fundador da Koetz Advocacia e CEO da ADVBOX.  Além de Articulista e Autor em vários sítes jurídicos e no Portal da Transformação Digital.

 

2 comentários

  1. Débora Abreu Bastos Campos disse:

    Em agosto deste ano meu benefício foi deferido mas cessado. Entrei com recurso e entrei na justiça estadual já são 4 meses sem receber. Na empresa constituída como licenciada. Estou desesperada sem salário tive q parar a terapia. O q faço? Pq referiram especificando cód 91 e cessaram?

  2. Wanderson Daniel de carvalho disse:

    Eu sou Wanderson Daniel de carvalho só aposentado por invalidez a 20anos no INSS só que fui reseber meu salário não tinha depositado é não fui a visado que tinha de fazer uma revisão no INSS em tão marquei uma revisão para o dia 13 do 12 2018 só que eles suspenderam o meu benefício sou da cidade de campestre vc pode me ajudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *