Revisão de Invalidez Grave e Abono
A Revisão de Invalidez Grave e Abono de 25% é concedida ao trabalhador ou aposentado que necessita de acompanhamento devido a estar cometido de doença grave, por não conseguir se vestir, comer ou fazer sua higiene sozinho, dentre outras ações básicas.
O Judiciário tem reconhecido o direito de revisão de invalidez grave e abono de 25% independente da espécie de benefício que o trabalhador venha recebendo – se ele recebe aposentadoria por idade, por exemplo, e acaba sofrendo uma doença que o impossibilita de realizar atividades do dia-a-dia sem a ajuda de outra(s) pessoa(s), ainda assim terá direito À revisão.
Ainda, existem algumas situações específicas que dão direito a revisão de invalidez grave e abono de 25%. O Aposentado terá direito à majoração de vinte e cinco por cento prevista no Art.45 do RPS nos seguintes casos:
1 – Cegueira total;
2 – Perda de nove ou dez dedos das mãos;
3 – Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
4 – Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
5 – Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
6 – Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
7 – Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
8 – Doença que exija permanência contínua no leito;
9 – Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Você conhece alguém que pode ter direito a Revisão de Invalidez Grave e Abono de 25%?
Caso você ou alguém próximo tenha uma doença grave e necessite de acompanhamento de terceiros diariamente e queira requerer o aumento de aposentadoria, CLIQUE AQUI e envia sua consulta.
Faça nossa Consulta Online e receba uma análise do seu caso sem precisar sair de casa, informando se você tem direito ou não a Revisão de Invalidez Grave e Abono de 25%.
Saiba mais: Artigos sobre Revisão de Invalidez Grave e Abono de 25%
Os especialistas em Direito Previdenciário nomearam como a “Grande Invalidez” a situação em que o indivíduo não consegue sobreviver sem o acompanhamento permanente de outra pessoa. Na Lei consta a relação das situações que o aposentado terá o direito ao Abono de 25% para pagar acompanhante, mas essa lista não é taxativa, mas apenas exemplos de situações.
A aposentadoria por invalidez é a aposentadoria que não se deseja, pois com ela se tem uma incapacidade laboral total e permanente, o que representa grave situação para a saúde. Por isso, é o benefício que tem o melhor cálculo entre todos, a fim de compensar o trabalhador que não chegou até o fim de sua vida laboral. Leia o texto completo aqui.