fbpx
A imagem mostra um homem trabalhando sentado, com a mão no pescoço devido a uma dor, e ilustra a publicação

Fibromialgia aposenta? Entenda o direito a essa aposentadoria.

A fibromialgia aposenta se comprovar a doença, podendo usar a regra do direito à aposentadoria por invalidez.

Sim, essa é uma ótima notícia para quem já sofre tanto com os sintomas da fibromialgia. Isso porque ela é uma síndrome que causa dores, fadiga, distúrbio do sono e indisposição. Além disso, ela pode levar a diferentes sintomas e condições de incapacidade permanente.

Portanto, a fibromialgia é sim uma doença incapacitante e como tal, é reconhecida pelo INSS. Isso se deu por uma iniciativa da Comissão dos Direitos Humanos e trouxe diversos benefícios para quem é acometido por essa doença.

Assim, por ser um assunto tão importante para o direito dos segurados, eu respondo, neste texto, as principais dúvidas que chegam até nosso escritório.

Leia até o final para entender:

  1. Se a fibromialgia aposenta;
  2. Qual o CID;
  3. Como pedir o benefício;
  4. Qual médico buscar e mais!

Se esse for o seu caso e desejar solicitar atendimento com advogados especialistas no assunto, solicite atendimento e entenda como pedir!

Fibromialgia aposenta?

Sim, a fibromialgia aposenta! Assim, é possível se aposentar na modalidade aposentadoria por invalidez (benefício de incapacidade permanente). Porém, é necessário provar que a incapacidade é total e permanente. Se não for comprovado assim, poderá ser concedido apenas o auxílio-doença

Além disso, é necessário provar outros requisitos como a carência e a qualidade de segurado

O texto continua após o vídeo.

Doenças que dispensam carência e a carência para quem aposenta por fibromialgia

Existem doenças que dispensam a carência, como já explicamos no nosso blog no texto sobre as doenças que não precisam de carência no auxílio doença. Portanto, alguns exemplos são:

  • paralisia irreversível e incapacitante;
  • Parkinson;
  • doença de Paget;
  • cardiopatia grave;
  • Tuberculose;
  • hanseníase;
  • alienação mental;
  • síndrome de imunodeficiência adquirida.

Uma informação importante é que a dispensa de carência para portadores de fibromialgia é está sendo proposta no projeto de lei nº 4.399/2019. Ou seja, ainda está em tramitação e pode ter uma decisão positiva para quem convive com a síndrome. Desse modo, se o PL de nº 4.399/2019 for aprovado a fibromialgia que aposenta terá isenção de carência. 

Qual a modalidade ou regra que aposenta quem tem fibromialgia?

A modalidade para se aposentar por fibromialgia é a modalidade da aposentadoria por invalidez, hoje oficialmente chamada de benefício por incapacidade permanente. Entretanto, a fibromialgia aposenta desde que seja cumprido alguns requisitos como carência, qualidade de segurado e provas de que você tem a síndrome. 

Além disso, não se exclui a possibilidade das outras aposentadorias no futuro, por outras razões, caso você deseje e esteja capacitado para continuar trabalhando. Se for o seu caso, então precisará completar as regras comuns de aposentadoria.

Quais os requisitos da aposentadoria por fibromialgia?

Os requisitos da aposentadoria por fibromialgia são os mesmos que aposenta por invalidez permanente (ou benefício de incapacidade permanente). Eles são: 

  • Carência de 12 meses;
  • Qualidade de segurado;
  • Incapacidade total e permanente.

Lembrando que o PL de nº 4.399/2019 está em tramitação e pode ser que esses requisitos sejam alterados

E mais, a incapacidade deve ser provada com laudo médico atualizado que informe sobre o CID da doença, bem como o grau da incapacidade. Ou seja, se o grau da incapacidade é leve, moderado ou grave. Desse modo, a fibromialgia aposenta o segurado que consegue comprovar os requisitos.

O texto continua após o vídeo.

Qual é o CID da doença fibromialgia?

O CID para conseguir e ter direito à aposentadoria por fibromialgia com as regras que aposentam por invalidez é o CID 10 – M79.7.

Como conseguir um laudo de fibromialgia?

Para conseguir um laudo de fibromialgia, é necessário ter uma consulta com um médico especialista. Portanto, existem duas maneiras de conseguir o laudo: 

  1. Através de uma consulta com médico particular;
  2. ou através de uma consulta de um médico do SUS.

Entretanto, não basta ter o laudo em mãos para ter certeza que a fibromialgia aposenta. Você precisa passar por uma perícia do INSS também. Nela, você deve apresentar o laudo obtido ANTES, contendo o CID.

Qual médico pode atestar fibromialgia?

A fibromialgia aposenta, mas precisa ser atestada por um médico e, assim, ter um laudo da doença. Desse modo, normalmente, a fibromialgia é atestada pelo médico clínico geral, bem como o reumatologista que é especialista em doenças reumatológicas. 

Perícia no INSS para quem aposenta por fibromialgia

Assim, após conseguir um laudo médico atualizado, ainda será necessário passar por perícia do INSS para confirmar o laudo. Nós já escrevemos no nosso blog algumas dicas para quem vai pedir a perícia no INSS. É preciso ter atenção e cuidado!

E mesmo completando os requisitos, nada garante que o INSS conceda o direito à aposentadoria para quem tem fibromialgia, infelizmente. Aqui na Koetz Advocacia nós acompanhamos muitos casos em que foi preciso judicializar a demanda, ou seja, entrar com pedido na justiça. 

Por isso, procure um advogado previdenciário especializado, da sua confiança, para te auxiliar. Assim, isso pode ajudar a evitar ou reduzir transtornos, demoras e prejuízos.

Stella Vielmo Iung

Stella Vielmo Iung é advogada, inscrita na OAB/SC 65.143, sócia da Koetz Advocacia. Se formou em direito pela Universidade Franciscana e realizou pós-graduação em Direito Previdenciário na Escola Superior de Advocacia Nacional da OAB e em Direi...

Saiba mais

Compartilhar:

A imagem mostra um homem sorrindo e falando ao celular, e ilustra a publicação
Anterior

Calcular INSS atrasado pode acelerar aposentadoria. Como fazer?

Próximo

Aposentadoria na radiologia: regras do tempo especial mais cedo.

A imagem mostra uma profissional da saúde próxima a um aparelho de raio-X, e ilustra a publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damião Cicero da Silva Avatar

Damião Cicero da Silva

13/09/22

Boa Tarde, tenho aproximadamente uns 26 anos de registro de carteira, com alguns registros na area de química Em que grau eu me encacho. Desde já agradeço...

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

25/09/22

Olá, Damião. Para confirmar em qual aposentadoria você irá se encaixar é necessário realizar uma análise do seu caso e dos seus documentos, caso você deseje orientação da nossa equipe jurídica pode enviar mais detalhes do seu caso por e-mail: relacionamento@koetzadvocacia.com.br

Angélica Freitas Avatar

Angélica Freitas

28/12/22

Tenho fibromialgia, síndrome do pânico,depressão e ansiedade. Artrose cisto de Baker , artrite e obesidade mórbida. Qro me aposentar pq não consigo mais trabalhar nem como professora, cuidadora e autônoma. Como faço para conseguir a aposentadoria? Tenho exames laudos e já fui acompanhada por psiquiatra agora estou com uma psicóloga. Diagnóstico transtornos emocionais.

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

28/12/22

Olá Angélica, tudo bem? Espero que sim. Me solidarizo com sua situação. Angélica é bem possível que você tenha direito, porém o INSS pode complicar com algum emprego, podemos analisar para você. Essa análise inicial não tem custo e te orientamos para não cair nas barreiras do inss.

Rozilene Lopes Pereira Avatar

Rozilene Lopes Pereira

09/01/23

Tenho fibromialgia tendinite bursite passei pelos especistas reumatologista e ortopedista sinto muitas dores em todo o corpo será q consigo um benefício e estou trabalhando no momento mais estou afastada

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

12/01/23

Olá Rozilene, boa noite! É bem provável que sim, mas para isso você tem que ter os laudos para comprovar. Se tiver interesse pode nos contatar pelo WhatsApp pelo Link: https://wa.me/554888364316

Quezia Avatar

Quezia

08/02/23

Boa noite tenho fibromialgia bucity,bico de papagaio, lombalgia, artrose mas não trabalho será que tenho direito a algum benefício pelo INSS?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

08/02/23

Olá Quezia, boa tarde! Tudo bem? Dependendo de sua condição financeira, poderá requerer um BPC LOAS, caso cumpra os requisitos. Caso tenha interesse, segue link de nosso WHatsApp https://wa.me/554888364316.

Elenilda pereira santos Avatar

Elenilda pereira santos

12/02/23

Sou Elenilda, 44 anos , sou operada de caixa, tenho uns 20 anos de registro na carteira, há uns 5 anos estou sofrendo com fibromialgia,. Um ano atrás a médica mim confirmou, perde um emprego porq estava sempre com dores, fiquei 3 meses em casa as dores continuaram, voltei a trabalhar de caixa ,. Continua as dores , tenho q tomar venlafaxina alivia no dia , porém fico dopada, o q devo fazer..

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

15/02/23

Olá Elenilda, bom dia! No seu caso, seria interessante uma análise por um advogado especialista. Caso tenha interesse, segue link de nosso WhatsApp https://wa.me/554888364316.

Tania Avatar

Tania

26/02/23

Tenho fibromialgia confirmada há msis de 10 anos. Sou funcionária publica. Preciso saber se o PL referente fibromialgia foi aprovado e, se tenho direito deixar pagar imposto renda vez tenho outras doenças. Tratei Hep. C e sei mesmo assim posso fazer jus a não pagar referido imposto. Obrigada responder. Moro em Salvador/Bahia.

Fernando José da Silva Alexandre Avatar

Fernando José da Silva Alexandre

01/03/23

Tenho 26 anos de fibromialgia e protrusão descal lombar e lombalgia tenho transtorno misto de ansiedade e depressão também dor articular é pressão alta e Hipotireoidismo e Hiperidrose Suor Crônica tenho todos laudo médico e esto desemprego por conta das doenças a cinco anos posso conseguir mim aposenta

LUCIANA CRISTINA LOPES CAMPOS Avatar

LUCIANA CRISTINA LOPES CAMPOS

02/03/23

Boa noite Tenho fibromialgia, tendinite, bursite, artrite, artrose, sindrome do túnel do carpo e estou tendo dores fortes so peito do lado coração. Gostei d explicação de vocês. Estou tentando obter o laudo com reumato pois tenho perícia dia 10.03.23 para pedido auxílio doença por incapacidade e depois de um tempo pedir a aposentadoria por incapacidade permanente. Caso seja negado tenho como entrar com recurso?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

03/03/23

Olá Luciana, bom dia! Caso seja negado você tem a possibilidade de entrar com um Recurso Administrativo.

Luciana Silva Avatar

Luciana Silva

07/03/23

Boa tarde, minha filha tem 10 anos e foi diagnosticada com fibromialgia, Espondilite anquilosante, , ela pode conseguir algum beneficio?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

10/03/23

Olá Luciana, bom dia! Se essa enfermidade causa incapacidade da mesma, é bem provável que sim. Aconselho buscar um advogado especialista.

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

10/03/23

Olá Fernando, bom dia! É bem provável que sim, porém se faz necessário a análise de seu caso por um especialista. Caso tenha interesse, segue link de nosso WhatsApp https://wa.me/554888364316.

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

10/03/23

Olá Tania, bom dia! Ainda está em análise.

Cleidineia de oliveira kister Avatar

Cleidineia de oliveira kister

21/03/23

Tenho fibromialgia muita dor na ponturilha na coluna em tudo depressão e ansiedade e pressão alto tô com laudo médico será que vou conseguir passar na perícia tenho de contribuição 18 anos e sou costureira

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

22/03/23

Olá Cleidinia, bom dia! Esperamos que sim.Leve todos os documentos médicos que conste sua incapacidade.

Elisete Nunes da Silva Avatar

Elisete Nunes da Silva

17/06/23

Li que fibromialgia aposenta ou tem direito a benefícios. Tenho fibromialgia, a mais de 20 anos. Cinco hérnias de disco, bico de papagaio e artrose nos joelhos. Já tentei afastamento pelo INSS. Fui indeferida cinco vezes.?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

20/06/23

Olá, como vai? É importante verificar se você possui a qualidade de segurado, um dos requisitos para receber o benefício, e se possui documentos médicos que comprovem a incapacidade para o trabalho. Se estiver tudo em ordem, a melhor opção é entrar com uma ação judicial para solicitar o benefício. Qualquer dúvida só entrar em contato!

Josefa Muniz Avatar

Josefa Muniz

03/09/24

Olá boa tarde! Tenho lúpus e fibromialgia,artrite reumatoide,osteoporose,ostopenia,3 hérnias e excloriose dorsal,diverticolite e depressão.Sinto dores insuportáveis medicamento so paliativo.Sera que consigo aposentar não consigo mais trabalhar. Grata josefa.

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

04/09/24

Olá, bom dia!! Você pode buscar aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, se cumprir os requisitos, já que suas condições de saúde são debilitantes. Reúna laudos médicos que comprovem a gravidade das suas doenças e solicite o auxílio-doença ao INSS. Se for constatado que você não pode mais trabalhar, a aposentadoria por invalidez pode ser concedida.

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.