Vídeo – É melhor pagar INSS ou INVESTIR? I Koetz Advocacia
Se preferir ler, colocamos a versão em texto abaixo do vídeo.
★ PEDIDO de atendimento para APOSENTADORIA→
https://pages.koetzadvocacia.com.br/aposentadoria
★ BAIXAR o GUIA DE REGRAS PARA SE APOSENTAR EM 2023→
TRANSCRIÇÃO
—
▶ Vale a pena pagar INSS?
Muitas pessoas ainda têm dúvida se vale a pena pagar o INSS, pois já ouviram o comentários de que nunca iam se aposentar ou porque seria mais vantajoso investir.
▶ É melhor investir ou pagar INSS
Talvez você tenha ouvido influenciadores de investimentos falarem que NÃO VALE mais a pena pagar o INSS e que o melhor é investir esse dinheiro em outra coisa.
Mas o que eles não te contam é que o INSS como seguridade social é uma SEGURANÇA para situações de VULNERABILIDADE. Ou seja, ela pode te proporcionar direitos que um investimento não proporciona.
Mesmo com defeitos. Ainda assim é uma segurança sem igual.
▶ INSS x Investimento
Enquanto o investimento vai exigir que você pague por anos até chegar em um valor rentável para a sua sobrevivência, o INSS já traz alguns benefícios para problemas inesperados desde a primeira contribuição.
Mesmo com todos empecilhos e dificuldades, os direitos conquistados são direitos e eles é que mantém milhares de brasileiros que sofrem com doenças, incapacidade e até mesmo com dificuldades que a idade traz, na época da aposentadoria.
Assim, o INSS serve também para auxílio doença, pensão por morte, caso o segurado venha faltar, auxílio maternidade e outros benefícios importantes para auxiliar toda a família e não apenas o segurado.
▶ Contribuição feita pela empresa
Quem trabalha como CLT ou autônomo que presta serviço para empresa, a própria empresa que recolhe a contribuição e paga para o INSS. Se você for empresário, sócio de empresa, o pagamento é feito pelo seu RH e/ou contador, verifique no seu pro-labore quanto foi – e cuidado para pagar certo!
▶ Contribuição feita por você
Se o autônomo que presta serviço para pessoa física (outras pessoas), você mesmo paga o INSS usando o carnê leão.
Além disso, o trabalhador por conta própria também pode se regularizar pelo MEI, que tem um dos menores valores de contribuição do INSS e já garante alguns direitos essenciais.
Lembrando que se for MEI e ganha mais de um salário mínimo por mês, se informe para pagar a complementação de MEI e assim ter direito de se aposentar mais jovem.
Mas se acaso for dona de casa, bolsista ou estagiário, você também pode começar a pagar o INSS como contribuinte facultativo. Dessa forma, pode conquistar a aposentadoria.
▶ Autônomo com tempo especial
Além disso, destacamos que é muito importante contribuir corretamente no caso do autônomo que atua com insalubridade ou periculosidade!
Isso porque é comum o contador desse tipo de profissional autônomo querer economizar e pagar INSS menor. Mas a conta chega!
Você vai se ver com a saúde extremamente desgastada por causa do seu trabalho, que é danoso à saúde… E em uma idade muito mais jovem do que os 62 ou 65 anos de idade, da aposentadoria comum.
E no fim, não vai poder desfrutar do direito de se aposentar até 10 anos antes!
Então contribua corretamente para não perder direitos…
▶ Quando e como conquistar a aposentadoria
Após decidir regularizar sua situação com o INSS ou decidir que verificar que o pagamento do INSS está em dia com a empresa, o ideal é você se planejar para ter uma aposentadoria vantajosa ou conquistá-la sem problemas.
Nós já explicamos aqui no nosso canal como se planejar para conquistar sua aposentadoria.
▶ Nosso atendimento
Se você se encaixa em uma das situações que citamos e quer falar com a gente, acesse aqui: https://pages.koetzadvocacia.com.br/aposentadoria para seu atendimento.
▶ Nossas redes sociais:
★ Facebook: https://www.facebook.com/koetzadvocacia/
★ Instagram: https://www.instagram.com/koetzadv/
–
Imagens: ENVATO
Música: Up lifting inspirational upbeat corp – studio monkey
#ValeAPenaPagarINSS
#ComoPagarINSS
#InvestimentoXINSS