fbpx
A imagem mostra as bandeiras do Brasil e de Moçambique, e ilustra a publicação

Acordo de Previdência Moçambique e Brasil em negociação e ratificação.

O Acordo de Previdência Moçambique e Brasil está em fase de negociação e ratificação pelos dois países, a fim de se tornar lei no Direito Nacional de cada um.

Acordo de Previdência com Moçambique e Brasil

Brasil e Moçambique têm profundos laços históricos. Durante o período colonial, o tráfico de pessoas pretas entre as duas colônias portuguesas foi um dos mais intensos na história da humanidade. Desse modo, o Itamaraty coloca as relações da seguinte forma:

“O Brasil é o maior país africano fora da África. Esse traço de nossa identidade nacional constitui activo inestimável e motivo de orgulho de todos os brasileiros. Por isso, a construção de relações sólidas com a África representa uma aspiração do conjunto da sociedade brasileira e um elemento insubstituível de nossa política externa. E Moçambique está claramente no centro de nossas atenções na África.”

Independente do partido ou sua orientação ideológica, todos os líderes brasileiros e  moçambiquenhos das últimas décadas manifestaram sobre a importância e interesse nesta integração. O país é o parceiro pioneiro do Brasil nas iniciativas Sul-Sul da nossa diplomacia. Além disso, as duas nações participam ativamente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP.

O texto continua após o vídeo.

As relações do Brasil e de Moçambique e o fluxo de trabalhadores

De fato há diversas aproximações realizadas entre ambos os países, como por exemplo os projetos da Agência Brasileira de Cooperação, que são desenvolvidos nos setores de saúde, agricultura familiar, educação, alimentação escolar, seguridade social e planeamento urbano. Dessa forma, com um processo de aprendizagem recíproca e sem imposição de condicionalidades, técnicos moçambicanos e brasileiros compartilham experiências exitosas que são aplicadas na melhoria da qualidade de vida da população.

O Acordo de Previdência entre Brasil e Moçambique

O acordo de previdência Moçambique e Brasil foi celebrado entre os dois países em 11/05/2017 e após assinado se iniciou o processo de internalização, sendo o texto enviado para o Congresso Nacional para ser transformado em lei.  O texto está publicado pelo Itamaraty, e as cláusulas seguem basicamente o mesmo padrão de todos os demais acordos previdenciários entre nações. Com efeito, privilegia os trabalhadores de empresas multinacionais e do governo, e deixa os trabalhadores autônomos em segundo plano.

Aplicação do Acordo de Moçambique com o Brasil

O Acordo de Previdência Moçambique e Brasil terá aplicação para que os brasileiros e moçambiquenhos tenham acesso aos seguintes benefícios previdenciários:

No Moçambique, de acordo com a lei sobre Segurança Social Obrigatória para concessão de pensões por:

  • Invalidez;
  • Velhice;
  • Sobrevivência;
  • e o subsidio por doença.

E no Brasil, de acordo com à legislação previdenciária do RGPS e dos RPPS, para os seguintes benefícios:

  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por idade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio Doença.

 

Já posso aplicar o Acordo de Previdência Brasil e Moçambique?

Até a presente data, não! Afinal, o Acordo de Previdência Moçambique e Brasil não entrou em vigor, sendo apenas uma promessa futura, que só se concretizará após a ratificação pelos dois países. Entretanto, há que se planejar em caso de trabalho e contribuição nos dois países, a fim de se obter o melhor benefício possível.

Eduardo Koetz

Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direi...

Saiba mais

Compartilhar:

A imagem mostra um trem, e ilustra a publicação
Anterior

Aposentadoria Especial do Ferroviário

Próximo

Periculosidade: o que é e como comprovar para Aposentadoria Especial?

A imagem é uma sobreposição de fotos de um policial e de um bombeiro em ação. Ambos os profissionais estão de costas. O policial usa uniforme, capacete e está segurando um escudo transparente. já o bombeiro está também uniformizado e está apagando um incêndio e ilustra a publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não há nenhum comentário.

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.