Aposentadoria de Imigrante que trabalhou em dois países

Mulher sentada com o celular na mão, sorrindo para a câmera. A imagem ilustra a publicação "Aposentadoria de Imigrante que trabalhou em dois países", da Koetz Advocacia.

A aposentadoria de imigrante que trabalhou em dois países ou mais, pode ser beneficiada pelos acordos internacionais de previdência. Afinal, os acordos de previdência e seguridade podem garantir a mútua assistência de trabalhadores de países diversos.

Aposentadoria de imigrantes com tempo de contribuição em dois ou mais países

Para conseguir a Aposentadoria de imigrante usando no cálculo o tempo de contribuição feito em dois ou mais países, é preciso ter suporte dos acordos internacionais de previdência. Com efeito, é possível contar o tempo de países para obter a aposentadoria em outro lugar.

A Koetz Advocacia é um escritório especializado em Aposentadoria de imigrante e benefícios internacionais. O escritório atende brasileiros e estrangeiros de qualquer lugar do mundo através da internet no pleito de benefícios e proteção previdenciária.

No Brasil há acordos que permitem essa contagem com dezenas de países, são eles:

(Para saber mais sobre os acordos e entender mais sobre o seu caso, clique sobre o país para ler o artigo específico)

Porém, já está sendo discutido e evoluída a possibilidade jurídica de expansão desse entendimento. Assim, na medida em que um dos dois países tenha um acordo de previdência com outros países, de certa forma, o acordo poderia ser expandido. Ou seja, as possibilidades da aposentadoria de imigrante são expandidas também.

Leia também nossos conteúdos sobre a legalização de trabalhadores estrangeiros e a recepção de refugiados no Brasil.

Os direitos ao trabalho e a previdência dos Imigrantes e Refugiados no Brasil

A aposentadoria do imigrante brasileiro no Exterior

Advogado Especialista em Direito Previdenciário e Tributário, Sócio da Koetz Advocacia, professor da Pós Graduação na Verbo Jurídico e no Instituto Brasileiro de Direito - IBIJUS. Articulista no Portal da Transformação Digital