fbpx
Mulher sentada com o celular na mão, sorrindo para a câmera. A imagem ilustra a publicação

Aposentadoria de Imigrante que trabalhou em dois países

A aposentadoria de imigrante que trabalhou em dois países ou mais, pode ser beneficiada pelos acordos internacionais de previdência. Afinal, os acordos de previdência e seguridade podem garantir a mútua assistência de trabalhadores de países diversos.

Aposentadoria de imigrantes com tempo de contribuição em dois ou mais países

Para conseguir a Aposentadoria de imigrante usando no cálculo o tempo de contribuição feito em dois ou mais países, é preciso ter suporte dos acordos internacionais de previdência. Com efeito, é possível contar o tempo de países para obter a aposentadoria em outro lugar.

A Koetz Advocacia é um escritório especializado em Aposentadoria de imigrante e benefícios internacionais. O escritório atende brasileiros e estrangeiros de qualquer lugar do mundo através da internet no pleito de benefícios e proteção previdenciária.

No Brasil há acordos que permitem essa contagem com dezenas de países, são eles:

Porém, já está sendo discutido e evoluída a possibilidade jurídica de expansão desse entendimento. Assim, na medida em que um dos dois países tenha um acordo de previdência com outros países, de certa forma, o acordo poderia ser expandido. Ou seja, as possibilidades da aposentadoria de imigrante são expandidas também.

Leia também nossos conteúdos sobre a legalização de trabalhadores estrangeiros e a recepção de refugiados no Brasil.

Os direitos ao trabalho e a previdência dos Imigrantes e Refugiados no Brasil

A aposentadoria do imigrante brasileiro no Exterior

*Atualização outubro 2021: cabe ressaltar, que a questão da retenção de 25% entrou para avaliação no STF e deve ser julgada nos próximos anos, ficando parada no judiciário até então.

Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direito do Trabalho e Tributário. É especialista em Direito Previdenciário, Tributário, além de Marketing Jurídico Digital, Gestão Digital de Escritórios de Advocacia e também Especialista em Direito Internacional. Atua como gestor da Koetz Advocacia, supervisionando e auxiliando em todos os setores.

Compartilhar:

A imagem é uma foto frontal de um ônibus, com o motorista aparecendo à direita. Ilustra a publicação
Anterior

Aposentadoria do Motorista de ônibus e caminhões, como melhorar?

Próximo

Acordo Ibero-Americano de Seguridade Social: como garantir benefícios?

Mapa da América Central e do Sul ilustrando a publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.