fbpx

Vídeo – Planejamento de aposentadoria: entenda o passo a passo!

Se preferir ler, colocamos a versão em texto abaixo do vídeo.

★ PEDIDO de atendimento para APOSENTADORIA→ https://pages.koetzadvocacia.com.br/aposentadoria 

★ BAIXAR o GUIA sobre como PLANEJAR A SUA APOSENTADORIA→ https://pages.koetzadvocacia.com.br/como-planejar-a-sua-aposentadoria

 

TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO

Para que serve o planejamento?

Para que serve um planejamento de aposentadoria?

A principal vantagem é diminuir, ou até acabar, com o risco do seu pedido de aposentadoria ser negado ou atrasar muitos anos na justiça.

Isso porque o planejamento organiza a sua vida previdenciária. Ele permite entender o dia exato para pedir o benefício, fazer um levantamento de documentos e correções de informações suas no sistema da previdência, entre outros fatores.

Evita prejuízos

Esses fatores são os responsáveis por fazer com que os brasileiros tenham seus pedidos negados ou passarem por atrasos de 5 ou 6 anos. E, na maioria das vezes, isso poderia ser evitado com uma boa organização.

Entenda a seguir os passos básicos para começar o seu planejamento!

Você pode fazer o planejamento por conta própria, de forma mais simplificada, ou com advogado previdenciário, para ter mais garantias de um bom resultado.

Independente da opção que você puder arcar, é extremamente recomendável que você faça algum tipo de planejamento!

Passo 1: levantamento de histórico e documentos

O primeiro passo é fazer um levantamento do seu histórico de trabalho de acordo com os documentos e conhecimento que você tem. 

Ou seja, onde você trabalhou, por quanto tempo, quais os documentos que você guardou de cada época. 

Nesse momento é importante reunir e organizar o máximo de informações sobre a sua vida laboral.

Ao fazer esse serviço com um advogado, são feitas diferentes perguntas para coletar tais informações, com base no que você sabe.

 Passo 2: Revisões dos documentos

Em seguida, é importante revisar todos os documentos. Ou seja, avaliar quais podem ser usados como provas para a sua aposentadoria e verificar quais períodos do levantamento inicial ainda precisam de provas.

Por exemplo, se você relatar que trabalhou com a sua família numa pequena produção rural quando era adolescente, dos 14 anos até os 18, mas não tem um documento comprovando, então é necessário buscar essa prova.

Afinal, são 4 anos que podem ser adicionados na sua aposentadoria!

Exemplos de revisão:

Outros exemplos que merecem atenção na revisão são:

  • Se trabalhou em profissões com insalubridade ou periculosidade e se tem o PPP de cada período. Se não tiver, precisa buscar o PPP ou obter um documento alternativo válido;
  • Se trabalhou como autônomo ou empresário, e tem períodos em que trabalhou, mas não contribuiu. Se faz mais de 5 anos esse período, então você vai precisar comprovar que era autônomo.
  • Se foi ou é servidor público e quer somar o tempo do INSS com RPPS, precisa confirmar se a sua CTC está correta e se o tempo foi averbado;

Também nos casos de servidores, se precisar averbar tempo especial, a CTC precisa ser revisada. Essa revisão pode levar até 5 anos. Então confira com antecedência!

Passo 3: analisar dados no Meu INSS

Com advogados, essa etapa é feita por eles. Além disso, também são analisados os seus dados no Meu INSS. 

Ao analisar os dados no sistema do INSS, é possível identificar quais os períodos que constam no sistema ou não. Ou seja, se existem períodos trabalhados que o INSS deixou de contar para sua aposentadoria.

Se o INSS deixou de contar, então é feita uma correção desses períodos. Se forem feitos somente na data em que você for se aposentar, pode sofrer com atrasos e negativas desnecessários.

Algo que seria resolvido mais facilmente se fosse feito antes.

Passo 4: analisar regras possíveis

A quarta etapa é avaliar quais são as regras possíveis no seu caso: se é regra comum, regra com tempo especial, se seria regra para professor, para aposentadoria rural, incapacidade, entre outras. São dezenas de opções e cada uma se aplica a cada pessoa conforme seu histórico de trabalho e idade.

Essa etapa é muito importante!

Afinal, mesmo que a simulação do INSS aponte uma regra com base nos seus dados do sistema, nem sempre essa regra vai ser a melhor. É muito comum o sistema estar incompleto! Por isso, fique atento ao simular aposentadoria diretamente pelo Meu INSS!

Passo 5: Simulação do valor e escolha da melhor regra

O quinto passo no planejamento de aposentadoria é simular o cálculo do valor do seu benefício.

É a etapa mais difícil de se fazer por conta própria, por ser um cálculo complexo, que varia conforme a regra que você for usar. Em alguns casos, o ideal é simular o valor para mais de uma regra, para saber qual é, de fato, a melhor delas.

Nessa etapa, é preciso verificar os valores de contribuição da sua vida laboral, ou seja, seu histórico de trabalho, observando se:

Houve variação no valor;

Se precisa pagar atrasados;

Ou se pode aumentar as contribuições para aumentar o valor final.

Parecer para o cliente

Assim, será possível ter um panorama, ou no caso de contratar o advogado, ele fazer um parecer para o segurado.

Ou seja, um documento demonstrando e descrevendo as etapas de análise e identificação da melhor regra e o melhor valor de contribuição que você pode fazer.

Nos casos em que o planejamento é feito com antecedência de pelo menos 10 anos, é possível ainda traçar um plano para aumentar o valor do benefício. 

E o parecer pode incluir quanto tempo e qual valor que precisa contribuir para ter uma aposentadoria mais atrativa.

Planejamento individual

E lembre-se: o planejamento de aposentadoria sempre vai ser individual e específico para cada caso!

Se você se deparar com fórmulas mágicas e genéricas, cuidado! Por exemplo, pagar 1 ano de contribuição no valor máximo, dentre outras… Isso não vai aumentar o valor da sua aposentadoria, só vai fazer você gastar mais dinheiro durante um ano inteiro.

O planejamento é sempre individual, pois cada um tem um histórico de contribuição que precisa ser avaliado com cuidado para ter o melhor benefício. 

Se não fosse assim, os países, não só o Brasil, teriam apenas uma regra e um valor de contribuição para todas as pessoas.

Em nenhum lugar do mundo com sistema de previdência é assim. Sempre é individual.

Contato constante com o cliente

No caso da nossa equipe, temos um passo adicional, que ocorre após a entrega do parecer. Nós vamos estar sempre em contato com o cliente do início ao fim, sempre tirando dúvidas ou recolhendo informações.

Após todas essas etapas, ficaremos dispostos para atender o caso e dar andamento ao planejamento ou pedido de aposentadoria, caso seja solicitado.

▶Como pedir?

Se quiser falar com a nossa equipe para saber como proceder, clique aqui: https://pages.koetzadvocacia.com.br/aposentadoria para atendimento aqui abaixo na descrição do vídeo.

▶ Nossas redes sociais:

★ Facebook: https://www.facebook.com/koetzadvocacia/ 

★Instagram:  https://www.instagram.com/koetzadv/ 

Imagens: ENVATO & UNSPLASH

Música: Staycation – Corbyn Kites

#PlanejamentoDeAposentadoria #PlanejamentoAposentadoriaINSS

#ComoPlanejarAposentadoria

Compartilhar:

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.